Qual a diferença entre raios UVA e UVB?

UV é a sigla para ultravioleta, que são raios de luz emitidos pelo sol (raios UVA e UVB), invisíveis ao olho humano e que estão presentes em todas as épocas do ano, seja no verão ou no inverno, sendo sua incidência maior nas estações mais quentes do ano.

UVA e UVB são diferentes tipos de raios ultravioleta e a exposição prolongada a estes raios é bastante prejudicial ao ser humano, podendo ser responsáveis por diversos males, entre eles o câncer de pele.

Entenda a diferença entre os 2 tipos de raios UV e aproveite o verão com máxima proteção.

 

UVA

Os raios UVA representam 95% dos UV que atingem a superfície da Terra. Eles atravessam a epiderme e, contrariamente aos UVB, são indolores e penetram na pele em grande profundidade, até às células da derme.

Os raios UVA são os principais produtores de radicais livres, a longo prazo podem alteras a células e desencadear foto envelhecimento, alergias solares (intolerâncias solares), manchas na pele e desenvolvimento de cancros cutâneos. 

UVB

Os raios UVB representam apenas 5% dos raios UV que atingem a Terra, diferentes dos raios UVA, embora sejam retidos pelas nuvens e pelos vidros, eles podem penetrar na epiderme.

Os raios UVB são mais intensos e responsáveis pelos bronzeados e queimaduras, reações alérgicas e cancros cutâneos.

 

A prevenção aos raios UVA e UVB deve ser praticada durante todo o ano, principalmente no verão:

– use proteção solar diariamente;

– evite exposição solar no intervalo das 10 h da manhã as 16 h da tarde;

– opte por protetor solar com fator de proteção elevado (acima de 30 FPS), no caso das crianças, use produtos da linha infantil indicados a pele das crianças;

– adote o use de camisetas com proteção solar FPU 50+, elas são práticas e mantem o tórax e braços protegidos dos raios UV.

Siga a Zuzaboo nas redes sociais!