O esporte mais adequado ao seu filho

Antes de tudo, escolher o esporte mais adequado para os filhos exige que se conheça seus gostos, suas capacidades corporais, possibilidades e suas necessidades.

– Esportes para crianças de 3 a 5 anos de idade

As crianças não devem fazer mais de três ou quatro horas de exercícios físicos por semana. Em todo caso, é aconselhável que antes façam uma consulta com o pediatra sobre o esporte que convém praticar, caso a criança sofra de algum problema respiratório ou físico.

A prioridade deve ser o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. As atividades devem conter brincadeiras que exijam locomoção em diversas velocidades e direções, equilíbrio e manipulação de objetos. Atividades cooperativas são mais indicadas do que as competitivas e os jogos devem ter regras simples. A criatividade do professor é fundamental, pois a modalidade escolhida será apenas mais um elemento a ser utilizado na aula.

Nessa idade, o melhor esporte que as crianças podem praticar é a natação. Neste esporte poderão trabalhar todos os aspectos importantes para o desenvolvimento, como são a coordenação, a resistência, a disciplina, e a relação entre o esforço e o resultado.

– Esportes para crianças de 5 a 7 anos de idade

O esporte que praticam nessa idade pode dar-lhes uma base grande de diferentes capacidades. O ideal seria que fizessem um esporte individual e outro coletivo. O individual poderia ser a natação, a ginástica desportiva ou as artes marciais (Tae-Kwon-Do, Judô) e os coletivos seriam os típicos, como o futebol, basquetebol, handebol, voleibol e outros.

Para esportes ao ar livre ou que envolvam exposição ao sol, não se esqueça de adicionar à mochila de treino a Camiseta UV FPU 50+ Zuzaboo, para proporcionar saúde aliada a proteção.

 

 

Siga a Zuzaboo nas redes sociais!