Quais as vantagens de uma rotina na educação infantil?

Benefícios emocionais: a rotina traz uma sensação de organização, previsibilidade e segurança aos bebês e crianças, sustentado o desenvolvimento de suas habilidades emocionais, principalmente de confiança e perseverança.

Benefícios sociais: o sentimento de segurança – trazido pela rotina – fortalece a autoestima, um dos pilares para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, tanto com os membros da família quanto com os colegas de escola e, futuramente, na vida profissional.

Benefícios na saúde: uma rotina envolvendo hábitos saudáveis, incluindo a prática de atividades ao ar livre (com a Camiseta UV FPU 50+ Zuzaboo) e de alimentação saudável, ajuda a melhorar o rendimento acadêmico e a prevenir distúrbios cognitivos e/ou neurodesenvolvimentais, ansiedade e agressividade.

Como introduzir uma rotina saudável?

-Estabeleça horários: é fundamental acostumar a criança com uma rotina de alimentação e sono.

– Organize os dias: A melhor fase para começar com a rotina cognitiva é logo no pós natal. A primeira infância a mais propensa ao aprendizado, tanto afetivo quanto cognitivo. Pratique o hábito de conversar, explicando que está no horário de comer, horário de dormir, de tomar banho, escovar os dentes, de contar estória, de brincar. É importante que desde cedo entendam o que está se passando.

– Estimule a criança em fase pré-escolar: conte e leia histórias para ela, motivando-a a inventar e complementar suas versões, brinque com objetos coloridos, com formatos, texturas e cores diferentes.

Lembrando que a rotina deve ser planejada, porém flexível, permitindo que a criança aprenda a construir a tolerância e a lidar com a frustração. Sua função é nortear os acontecimentos deixando-os mais previsíveis, não exatos.

Dessa forma, você e seu filho usufruirão de maneira saudável de ter uma rotina juntos.

Siga a Zuzaboo nas redes sociais!