Filhos em estágios diferentes de idade e o desafio de lidar com cada fase de desenvolvimento!

Cada criança, em sua respectiva idade, tem uma fase de desenvolvimento específica. O ritmo de aprendizado, de responsabilidade e de maturidade vai chegando aos poucos e em momentos diferentes para cada um. Mas como agir, papais, mamães e responsáveis, quando em sua família há filhos em estágios diferentes?

O desafio é grande, é verdade. Mas com muita disciplina (sempre citamos por aqui sobre a importância da disciplina na vida da criança) e compreensão, essa árdua tarefa pode torna-se prazerosa e bem mais simples do que se imagina.

Crianças até os 8 anos de idade ainda estão nas fases de descobertas, aprendizados e diferenciações entre ela e amiguinhos. Após os 8 anos, a criança inicia um processo de internalização da moral, ou seja, ela já começa a entender o que é certo e o que é errado. Isso implica em decisões independentes feitas por elas, mesmo que não tenham sido ensinadas pelos pais.

A partir dos 12 anos vem a adolescência, que dura até os 19 anos (21 em raríssimos casos) e traz a temida “rebeldia” e falsa independência nos meninos e meninas.

Posto isso, é mais simples de entender como cada idade se relacionará com outra. Um filho de 14 anos dificilmente terá problemas com um pequeno ou pequena de 4 anos, por exemplo.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Siga a Zuzaboo nas redes sociais!